aerial view of sao paulo

Oásis urbanos: Insights de design em futuros hotéis da capital paulista

Atualmente, a América Latina está vivendo uma expansão do setor hoteleiro. Em 2023, três dos “Big Six” entre os gigantes da indústria hoteleira; Hilton, Hyatt e Marriott, informaram ter um grande êxito na América Latina. Assim, esses importantes players estão ampliando seu foco na região com muitos projetos a serem desenvolvidos. O México se destaca na construção de hotéis na América Latina com a maior pipeline de projetos de hotéis na região do quarto trimestre de 2023. No momento existem 128 hotéis em construção, o que representa um volume de 25.742 chaves. O Brasil aparece logo em seguida do México, com 86 hotéis e 13.516 chaves na pipeline.

Nos últimos anos, São Paulo se tornou o estado brasileiro mais visitado e assim permaneceu, contabilizando uma enorme diferença em relação aos demais estados. A cidade de São Paulo recebeu mais de 422.000 turistas internacionais em 2021. Desde então, este número cresceu exponencialmente. O estado de São Paulo recebeu mais de 2 milhões de visitantes internacionais somente em 2023! Este número fez parte de uma alta porcentagem dos 5,9 milhões de visitantes internacionais do Brasil naquele ano.

Para suprir este crescimento do turismo, São Paulo elevou seu pipeline de construções de hotéis, com muitos players importantes do setor estabelecendo-se nesta região pela primeira vez. Como resultado, São Paulo é a maior cidade brasileira na construção de hotéis com atualmente 12 projetos de hotéis, o que representa 14% do total da construção de hotéis no país.

Neste artigo, vamos conhecer alguns dos mais recentes projetos de desenvolvimento do setor hoteleiro de São Paulo e seu design envolvente.

Rosewood São Paulo

No mais amplo espaço de revitalização urbana de São Paulo, surge um jardim vertical a partir de uma antiga maternidade. Em quase 100 metros de altura, esta estrutura impressionante tem como inspiração a floresta tropical brasileira e foi construída inteiramente de madeira nativa (aproximadamente 250 árvores!). Criado pelo ganhador do prêmio Pritzker, o Mata Atlântica Tower é um elemento de destaque no Rosewood São Paulo.

De seu programa de biodiversidade na floresta tropical à coleção de arte brasileira cuidadosamente selecionada, o Rosewood São Paulo celebra a história e a cultura locais. Em diversos pontos do local, hóspedes podem conferir mais de 450 obras de arte de vários meios incluindo pintura, tapeçarias, escultura e trabalhos em azulejos, tudo feito especialmente sob encomenda para o hotel.

O Rosewood São Paulo ostenta um design sustentável que tem como característica valorizar o uso de materiais obtidos localmente que foram recuperados e reciclados. Ohotelinteiro funciona com energia renovável gerada a partir dos painéis solares do prédio e os detalhes da decoração incorporam a flora e a fauna indígenas da floresta tropical da Mata Atlântica.

Fasano São Paulo Itaim

A história da marca Fasano começou no ano de 2003 em São Paulo, com a abertura da primeira propriedade boutique de Gero Fasano.  Localizado no bairro dos Jardins em uma rua que leva o nome do avô de Fasano, Vittorio, o Fasano São Paulo Jardins continua sendo um dos hotéis mais concorridos da cidade.

Esta luxuosa marca do setor de hospitalidade voltou ao seu início recentemente, retornando a São Paulo 20 anos após o lançamento de seu mais novo empreendimento, o Fasano São Paulo Itaim. O Fasano São Paulo Itaim traz consigo a essência original da marca ao mesmo tempo que inclui seus próprios toques de design.  Embora o Fasano São Paulo Jardins priorize privacidade e exclusividade, o design do mais novo Fasano São Paulo Itaim envolve a cidade concentrando-se especialmente em suas vistas cinematográficas em todos os lugares possíveis. A melhor vista, no entanto, fica reservada à piscina e ao rooftop bar do local, no 21° andar, proporcionando vistas de tirar o fôlego. Ele está localizado na parte superior do complexo de duas torres criado pela empresa local de arquitetura Aflalo/Gasperini Architects. Entre os designs mais recentes, a história da origem do Fasano está exposta no lobby do hotel, onde é possível ver uma galeria de fotos dispostas na parede.

Com design do Studio MK27, os interiores do local celebram a natureza e a herança cultural brasileiras. Os espaços são revestidos de materiais naturais, da madeira freijó aos pisos feitos de basalto brasileiro, uma rocha vulcânica. O lobby fica em um cenário exuberante da impressionante folhagem tropical que destaca o exterior do prédio.  A decoração de seus 107 quartos e suítes convidam os visitantes a um passeio pelo design brasileiro ao longo dos anos.

W Hotels & Residences São Paulo

O elegante W Hotels & Residences São Paulo abrirá suas portas em 2024. Com um complexo que consiste em hotel, residências, centro de convenções e restaurante, este novo local parece predestinado a se tornar um espaço vibrante tanto para locais quanto para visitantes. Assim como alguns dos outros hotéis deste artigo, o W Hotels & Residences São Paulo também tem como característica a presença de plantas e folhagens, exibindo um estilo inspirado na paisagem tropical que contrasta com as tradições de arquitetos modernistas brasileiros. Os hóspedes podem seguir caminhos sinuosos de jardins de vegetação exuberante para serem transportados pela natureza.

Este hotel não é apenas um destino. Trata-se de uma experiência imersiva criada para contemplar as paisagens únicas culturais e em constante evolução de São Paulo. Os hóspedes vão poder desfrutar deste amplo local no rooftop do hotel, além de vistas panorâmicas da cidade, jantares contemporâneos e piscina de borda infinita.

Soho House São Paulo

O Soho House continuará sua expansão na América Latina com a abertura do Soho House São Paulo em 2024. O novo local marcará o segundo destino da cadeia de hotéis após o lançamento do seu primeiro empreendimento na Cidade do México. Localizado no Cidade Matarazzo, um dos locais de revitalização urbana mais ousados de São Paulo, o Soho House São Paulo manterá o foco em sustentabilidade e artesanato brasileiro do Cidade Matarazzo.

Atentos aos talentos criativos locais, os interiores do lugar exibirão de forma destacada uma coleção de arte incluindo artistas baseados, treinados ou desenvolvidos profissionalmente no Brasil. A equipe de design também colaborou com artesãos locais para conseguir peças de design criadas localmente que valorizam o artesanato brasileiro.

Com janelas em arcos que se abrem para o pátio interno e as áreas verdes distribuídas pela propriedade, o layout do prédio preserva suas origens históricas. O design do edifício utiliza as características originais de sua arquitetura, com varandas Julieta nas suítes, a fachada restaurada em cores venezianas originais em tons de amarelo e terracota, além de azulejos portugueses autênticos.

O Soho House São Paulo também oferece vistas arrebatadoras da cidade desde um bar no rooftop com piscina. Outras instalações incluem academia, spa, restaurante e espaços exclusivos de um verdadeiro clube onde os membros podem fazer refeições, trabalhar e socializar.

Want more of this?

Check out the Hotel & Resort Design South blog for more design insights and the latest industry updates. Hotel and Resort Design South is a hotel product-sourcing and networking platform for those involved in the design of hotels and resorts in the South and LATAM regions. The next event will be taking place on 3 – 4 June 2025 alongside Cruise Ship Interiors Design Expo Americas at the Miami Beach Convention Center.

What to read next

IHG Hotels & Resorts Debuts in Turks and Caicos with Three New Destinations

Speed Networking Guide

Everything You Missed at HRDS 2024